quinta-feira, 8 de março de 2012

QUESTÃO DESAFIO SOBRE MOL


(UNICAMP-SP – 1ª FASE)- Um estudante do primeiro ano do curso de Química da UNICAMP, após uma aula sobre fórmulas, foi almoçar no restaurante universitário. Para mostrar aos colegas o que havia aprendido, resolveu fazer uma analogia com a mistura de arroz e feijão contida no seu prato. Primeiro estimou o número de grãos de arroz e de feijão, tendo encontrado uma proporção: dois de feijão para sete de arroz. Depois, escreveu a “fórmula química” do “composto feijão com arroz”, representado o feijão por F e o arroz por A.

a) Qual a “fórmula química” escrita pelo estudante?

b) Se total houvesse 60 feijões no prato, quantos mols de arroz haveria no prato?

c) Quantos mols do “composto feijão com arroz” havia no prato?

Dado: Constante de Avogadro como 6.1023



(UNICAMP-SP- 2ª FASE) Ao  corrigir as respostas da questão da primeira fase do Vestibular UNICAMP, a banca de Química constatou que um certo número de candidatos não tem (ou não tinha) idéia da grandeza representada pela unidade mol, de fundamental importância em Química. Respostas do tipo 210 mol de arroz apareceram com certa freqüência.

a) Calcule a massa, em toneladas, correspondente a 210 mol de arroz, admitindo que a massa de um grão de arroz seja 20 mg (miligramas).

b) Considerando que consumo mundial de arroz seja de 3.108 toneladas/ano, por quantos anos seria possível alimentar a população mundial com 210 mol de arroz? Expresse, também, o número de anos em palavras.

Dados: Constante de Avogadro como 6.1023; 1 tonelada = 1.109mg

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